No último sábado (02/03/2024), militantes da UC (Unidade Classista) e UJC (União da Juventude Comunista) de Imperatriz e Pindaré-Mirim participaram do I Encontro Regional com Lideranças Sociais da Amazônia.
O evento ocorreu no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Imperatriz, e proporcionou um espaço de diálogo e troca de experiências entre diversos movimentos e lideranças da região.
Durante o encontro, tivemos o relato da trajetória inspiradora de muitos movimentos sociais e lideranças que têm dedicado suas vidas à luta por justiça social, direitos humanos e preservação da diversidade cultural amazônica. Foi um momento enriquecedor, onde pudemos compartilhar experiências, ideias e estratégias de mobilização.
Agora é continuarmos o processo de construção da unidade em torno de bandeiras de luta que aglutine os trabalhadores, a juventude e a maioria do povo para ter em suas mãos o poder de construir um país com liberdade, superando a desigualdade social, com garantia de trabalho para todos com salários dignos, terra para quem nela vive e trabalha, um SUS eficiente e com condições de atender a todos, educação pública e gratuita para todos, da pré-escola ao superior, transporte público de qualidade e gratuito, fortes investimentos na infraestrutura urbana e rural para garantir dignas condições de moradia e qualidade de vida.
Precisamos denunciar todas as mazelas, como a Lei da Grilagem patrocinada pelo Governo Brandão. Esta lei significa usurpar as terras do povo maranhense e aumentar ainda mais a violência no campo. O Maranhão já é o estado que mais mata camponeses e quilombolas.
É hora de unidade dos movimentos sociais, sindicatos dos trabalhadores, movimentos da juventude e das camadas empobrecidas do campo e da cidade contra esta violência e opressão.
UC/UJC/Comunicação Maranhão