É com profundo pesar que a Unidade Classista se dirige à comunidade de Flexeiras e aos familiares de Joel Roque Martins Dutra, camponês exemplar e destacado militante social, vítima de um cruel atentado na Baixada Maranhense.
Joel Roque Martins Dutra, aos 51 anos de idade, foi vítima de forma covarde de uma tentativa de assassinato em sua residência no Povoado Flexeiras, município de Arari, na noite do dia 10 de dezembro de 2023. Seu compromisso com a luta pelos direitos dos camponeses e sua dedicação à Coordenação Estadual dos FRC – Fóruns e Redes de Cidadania do Maranhão, o tornaram alvo da violência dos poderosos.
Desde o ataque à bala que vitimou Joel, ele enfrentou uma batalha pela vida, sob os cuidados médicos, até vir a óbito na tarde deste 1 de abril. Sua trajetória foi marcada pela coragem e pela resistência frente às injustiças impostas pelos latifundiários, pela polícia e pelo governo.
Joel Roque Martins Dutra não foi apenas vítima de um crime isolado, mas sim de um sistema de opressão que ceifa a vida de líderes camponeses e perpetua a impunidade dos poderosos. Seu assassinato junta-se a uma triste estatística de violência contra quem luta pela terra e territórios tradicionais no Maranhão.
É inadmissível que o Maranhão continue a ser banhado pelo sangue dos camponeses, quilombolas, indígenas e trabalhadores rurais. Exigimos que as autoridades competentes ajam com rigor. A impunidade não pode prevalecer.
Neste momento de profunda dor e indignação, a Unidade Classista manifesta sua solidariedade à comunidade de Flexeiras, aos familiares, amigos e companheiros de luta de Joel Roque Martins Dutra.
UC (Unidade Classista) Comunicação Maranhão