A Unidade Classista (UC) Maranhão expressa seu total apoio e solidariedade às famílias de camponeses e camponesas da Ocupação Gregório Bezerra em Jaguaruana – CE, que desde o último domingo, dia 14/07, foram surpreendidas com a chegada de mais de 10 capangas armados e estão ameaçando as famílias da ocupação.
A terra em disputa, há anos abandonada, é reivindicada pela família do deputado estadual Osmar Baquit (PDT). Contudo, acreditamos firmemente que a propriedade deve cumprir sua função social. A ocupação de terras abandonadas por trabalhadores e trabalhadoras visa garantir essa função, conferindo dignidade aos camponeses e assegurando a produção de alimentos saudáveis para a sociedade.
Repudiamos veementemente a ação ostensiva e truculenta realizada contra esses trabalhadores e trabalhadoras. É inadmissível que, em pleno século XXI, camponeses e camponesas sejam submetidos a tamanha violência enquanto lutam por direitos fundamentais.
Neste sentido, reiteramos nosso compromisso e solidariedade com a luta dos trabalhadores e trabalhadoras por terra, pão e liberdade. Unimo-nos à sua causa e exigimos o respeito e a garantia de seus direitos.
Todo apoio à Ocupação Gregório Bezerra em Jaguaruana e à Organização Popular (OPA).
Unidade Classista Comunicação Maranhão