Edit Template

Nota conjunta: Todo apoio aos camponeses de Barra do Corda – MA

As organizações presentes no Tribunal Popular sobre a grilagem e crimes do latifúndio na Gleba Campina (Junco do Maranhão/MA, 09–10 de março de 2024) vem, desde o Vale do Rio Gurupi, prestar solidariedade e apoio irrestrito às famílias camponesas do acampamento São Francisco (Povoado Carrasco) em Barra do Corda/MA.

Nota conjunta: Todo apoio aos camponeses de Barra do Corda - MA
Todo apoio aos camponeses de Barra do Corda – MA

Os crimes do latifúndio vivenciados na Gleba Campina também se repetem em Barra do Corda: sofremos da grilagem de terras, das “milícias” de policiais militares e pistoleiros à soldo do latifúndio. Essa triste situação se espalha por todo o Maranhão, porém mais do que nunca o sangue camponês que rega nossa fértil terra não será em vão! Reafirmamos: O sangue de Adonias Fernandes da Silva e Francisco Pereira da Silva Filho corre em nossas veias e eles seguem vivos em nossa luta!

O Estado do Maranhão, governado pelo Sr. Carlos Brandão é cúmplice das mortes, desde sua política antipovo que se comprova mais uma vez com a malfadada “lei da grilagem”, versão “moderna” da Lei Sarney de Terras, até a cobertura que fazem aos grileiros e policiais para matar indiscriminadamente os camponeses, como “entulho” que deve ser jogado fora ou exterminado.

Toda propaganda de que os camponeses foram mortos em confronto é tentativa da Secretaria de Segurança Pública de mascarar o fato de que ali atuava uma quadrilha de policiais da ativa e aposentados que massacrariam os camponeses para garantir a terra para os grileiros.

Convocamos a todos os camponeses do Maranhão a se somarem nesta solidariedade que só pode ser feita de uma forma: expulsando todos os grileiros do Maranhão! Exigimos prisão imediata a todos os envolvidos nas mortes de Adonias Fernandes da Silva e Francisco Pereira da Silva Filho!

Exigimos a prisão de toda a quadrilha de milicianos! Exigimos regularização de todas as posses camponesas!

Terra para quem nele vive e trabalha!

UC/UJC/Comunicação Maranhão

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024 Copyright • PCB Maranhão Todos os direitos reservados