No dia 5 de maio de 2024 completam-se 206 anos do nascimento de Karl Marx. Esse imenso pensador revolucionário se consolidou como intérprete da contemporaneidade e continua sendo uma trilha fértil para armar a intervenção humana no sentido da transformação do mundo em que vivemos.
O fundamental para compreendermos o pensamento de Marx, enquanto um rigoroso teórico do empreendimento contemporâneo, passa por três noções constitutivas que se estabelecem a partir da teoria do valor trabalho, do método dialético e da perspectiva da revolução. Esse tripé fundamental possibilita, em seu conjunto, um poderoso instrumento de análise para que possamos entender o modo de produção capitalista, a ordem da sociabilidade burguesa e a perspectiva de ruptura, necessários cenários que precisam ser desvelados para que o sujeito imanente da revolução possa abrir caminhos para o processo de emancipação humana.
Marx, ainda em vida, inspirou tradições revolucionárias e plurais interpretações sobre as questões do mundo contemporâneo. Seu legado cresceu nessa longa jornada, tornou-se presente nas ciências sociais e humanas, nas revoluções do século XX e no movimento da classe trabalhadora por direitos e transformações.
Hoje, 206 anos depois de seu nascimento, o pensamento de Marx nos coloca de frente para a história e é fundamental no debate sobre a revolução no século XXI.
Marx Vive!
Por: PCB Nacional