No dia 22 de abril de 1870, na Rússia, nascia Vladimir Ilyich Ulyanov, grande revolucionário e teórico do socialismo científico conhecido como Lênin.
Principal líder da Revolução de Outubro de 1917 na Rússia, acontecimento que inaugurou a primeira grande experiência socialista no mundo, Lênin foi a maior figura histórica do século 20 e inspirou trabalhadores de todo o mundo nas lutas contra a exploração capitalista e em favor de uma alternativa socialista.
Lênin comandou o governo bolchevique que decretou a reforma agrária, nacionalizou os bancos e as empresas estrangeiras, e implementou a NEP (Nova Política Econômica) para tirar o país das condições de extrema miséria em que se encontrava. Vários acidentes vasculares cerebrais o prejudicaram, levando-o à morte em 21 de janeiro de 1924.
A biografia de Lênin está diretamente ligada à luta política contra o reformismo no interior do movimento socialista mundial. Em ‘Que Fazer?’, ele apontou a opção pelo caminho revolucionário contra a colaboração de classe praticada pela social-democracia. E destacou a necessidade de uma organização revolucionária, o Partido Comunista, para “ir a todas as classes da população”.
Em ‘O Estado e a Revolução’, Lênin sistematizou as ideias de Marx e Engels sobre o Estado capitalista e a ditadura do proletariado, buscando atualizar a sua aplicação na luta política em tempos de expansão capitalista e imperialista. Ao caracterizar o Estado como instrumento a serviço do grande capital, Lênin projetou a tendência, hoje cada vez mais evidente, da total incompatibilidade entre a ordem capitalista e a democracia.
Para os revolucionários e trabalhadores conscientes da necessidade de destruir a ordem capitalista e construir o socialismo há a certeza de que o legado político de Lênin se mantém como um guia indispensável. As ideias de Lênin e a Revolução Russa de 1917 marcaram todo o século 20 e continuam como uma herança viva para servir de exemplo às lutas travadas pela classe trabalhadora atualmente.
VIVA O 154º ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DE LÊNIN! VIVA A REVOLUÇÃO SOCIALISTA E O COMUNISMO!
Texto: PCB Minas Gerais
Foto: PCB Nacional